O Governo instituiu, em 2019, a iniciativa “Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude – CCCJ”, em parceria com o poder local, com o objetivo de promover o intercâmbio e a mobilidade juvenil, o debate entre os jovens, a sua participação cívica e política e o conhecimento cultural mútuo entre jovens de diferentes municípios e realidades em Cabo Verde.
A CCCJ tem por objetivo projetar, a nível nacional e internacional, cidades que se distingam pela criação de espaços seguros para a juventude cabo-verdiana e apresentação de projetos direcionados à juventude, indo de encontro às melhores práticas internacionais adotadas sob a liderança do Sistema das Nações Unidas, além de estimular outras instituições a desenvolverem projetos que possam beneficiar os jovens.
Neste sentido, o Governo atribui a uma cidade a designação de “Cidade Capital da Juventude” por um período de um ano, durante o qual é-lhe dada a oportunidade de mostrar, através de um programa multifacetado, a dinâmica no sector da juventude em termos de vida cultural, social, política e económica.
A iniciativa “Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude” é promotora da cultura da paz, da tolerância e da cidadania ativa, através do fomento de intercâmbio e da mobilidade juvenis, do conhecimento cultural e da criação de espaços seguros para debates entre jovens e destes com as diversas instituições da sociedade civil.
A “YouthChallenge for Sustainable Development Goal – SDG” é uma iniciativa do Governo e do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, no âmbito do Programa YouthConnekt Cabo Verde, que visa fomentar a participação e o engajamento dos jovens, bem como potenciar o conhecimento académico para a criação de soluções inovadores, que contribuam para as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As Nações Unidas declararam 2020 como sendo o ano e a “Década de Ação e da Juventude”, desafiando os jovens para maior participação, engajamento no processo de desenvolvimento local, nacional na lógica do “agir local, mudar global”.
Neste sentido, os jovens universitários cabo-verdianos, residentes, dos 17 aos 35 anos de idade, foram chamados a darem seu contributo para o cumprimento dos ODS e da Agenda 2030.
A implementação da “YouthChallenge for SDG” será um marco importante para aumentar a visibilidade e o impacto das iniciativas nacionais, com enfase em ações e soluções locais, que podem levar a mudanças transformadoras em relação aos ODS, permitindo que os jovens líderes juvenis e comunitários se engajem e conectem com as universidades na criação de soluções mais inteligentes e inovadores para o desenvolvimento comunitário, com ações locais para impactar a nível nacional.
Os participantes desta iniciativa irão beneficiar de workshops de capacitações que lhes proporcionarão uma visão global dos ODS e o seu alinhamento com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) do País.
No âmbito da iniciativa YouthConnekt-CV, o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), em parceria com o Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA e o Instituto Nacional de Saúde Pública, desenvolveu a campanha “Cabo Verde Covid Zero”, sob o lema “Um por todos, todos pelo Zero”.
A campanha visa investir na capacitação dos jovens enquanto promotores de mudança e dotá-los de ferramentas inovadoras adaptadas ao contexto da Pandemia do COVID 19, na lógica de promoção da ação local para causar impacto nacional.
Pretende-se, igualmente, com esta campanha uma intervenção conjunta a nível nacional, com as componentes de informação, formação e sensibilização, bem como instalação de lavatórios comunitários nos bairros, enquanto medida complementar às ações de sensibilização.
A pandemia do COVID-19 veio expor a necessidade de se desenvolverem ações conjuntas e integradas para a sua contenção e minimização dos seus efeitos, sendo importante e necessário o envolvimento da juventude.
É preciso aproveitar o ativo dos jovens enquanto agentes de mudança, promotores e criadores de soluções inovadoras, com hábil recurso às novas tecnologias e envolvê-los na identificação de medidas e respostas socioeconómicas, a nível local e nacional.
É neste sentido que os jovens e dirigentes associativos e associados foram chamados a dar o seu contributo na luta contra o COVID-19, através de ações de informação e sensibilização dos seus pares e da comunidade em geral, com a criação da Campanha “Cabo Verde Covid Zero”.