A Cabo Verde Trail Series -The Islands Trail Experiencie é um projeto de promoção da prática desportiva e turística, cujo programa inclui cinco (5) eventos de Trail running: o Fogo Vulcan Trail, o São Nicolau Trail, o Maio Ocean Trail, Santiago Ultra Trail e o Santo Antão Triangle Trail.
O principal objetivo deste evento internacional é unir os setores do desporto e turismo, mostrando que Cabo Verde tem grande potencialidade para a prática do desporto de aventura.
O Governo sempre projetou um desporto que tenha condições para evoluir e desenvolver e, neste sentido, têm trabalhado para transformar o desporto num produto que possa ser uma mais-valia económica e que sirva como um aliado ao grande setor do turismo, isto é, tê-lo como um fator de promoção do destino turístico Cabo Verde, conforme se encontra definido nos artigos 36º e 37º, Seção VI da Lei n.º 18/IX/2017 de 13 de dezembro, e promoção da Marca Cabo Verde no Mundo.
Com este propósito, o executivo, através do Instituto do Desporto e da Juventude, juntamente com a empresa promotora (In Totum) do CVTS e um forte engajamento das Câmaras Municipais e da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, aliou-se, desde 2019, a este grande projeto desportivo, dando uma outra dimensão ao evento de trail ruming, que envolve o turismo, economia, cultura, natureza, crianças, Juventude, em várias ilhas do país, criando e gerando riqueza para o desporto e para as comunidades em si.
O CVTS pretende, ainda, promover a prática do desporto de montanha e praia, contribuir para a diversificação dos produtos turísticos e atrair praticantes nacionais e internacionais, bem como, estimular o desenvolvimento social e económico das zonas de baixa densidade, criando o circuito nacional de Trail Run (CNTR).
Associado a iniciativas de cariz económico, social, cultural e de capacitação, o CVTS é destinado a toda a população cabo-verdiana, atletas, crianças, jovens e adultos, assim como, aos cidadãos estrangeiros, amantes da natureza e das modalidades de Trekking, Trail e Ultra Trail.
O Plano Nacional de Ética no Desporto surge como resposta aos desafios permanentes do desporto nacional, como a defesa inflexível de um conjunto de valores éticos, que dão sentido e servem de alicerce à atividade desportiva.
O PNED é uma iniciativa do Governo, dinamizado pelo Instituto do Desporto e da Juventude, em Coordenação com o PED –CPLP, no qual Cabo Verde é membro, que tem como missão a implementação deste projeto.
Trata-se de um conjunto de iniciativas estruturadas, planificadas, que visa promover e divulgar a vivência dos valores éticos inerentes à prática desportiva, com vista ao fortalecimento do Fair-Play, de um desporto justo, leal “limpo” e respeitador.
Com este plano pretende-se combater a visão simplista e mercantil do Desporto, trazendo-o, de novo, para a esfera da sua verdadeira essência e pautar para a educação e formação de crianças, adolescentes e jovens sobre a ética e os valores no desporto, promovendo hábitos de vida saudáveis.
O Governo/IDJ, quer que o Desporto contribua para mudar o comportamento dos agentes desportivos, em especial nas crianças, adolescentes e nos jovens. Por isso, pretende-se com a implementação do PNED: um “investimento seguro”, centrado no capital humano (pessoas) e uma Planificação adequada, no futuro e no Desporto.
O PNED será implementado através de domínios temáticos, ou seja, nos seguintes eixos estratégicos: Educação/Formação; Publicações/Investigação/TIC; Concursos; Campanhas/Informações/Divulgação; Prática Desportiva/Eventos.