Ribeira Brava de São Nicolau: Governo quer abrir novos horizontes aos jovens do Concelho para oportunidades existentes em Cabo Verde e na África

Outubro 4, 2021

O Secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado, Carlos do Canto Monteiro, afirmou neste sábado, 8 de maio, durante o ato de apresentação pública do Concelho da Ribeira Brava, como Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude 2021, que é pretensão do Governo abrir horizontes aos jovens de São Nicolau para as oportunidades que existem em Cabo Verde e na África.

“Com a iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude (CCCJ) nós trazemos a São Nicolau e à Ribeira Brava, players internacionais, do continente africano, a nível das fundações que existem e que financiam os projetos para Juventude, bem como, as diversas organizações internacionais como União Africana e PNUD África, que também estão muito ativos no empoderamento dos jovens”, explicou Monteiro.

Pretendemos que a partir da Ribeira Brava e de São Nicolau os jovens possam ter uma via de contacto direto com essas instituições e aproveitar essas oportunidades sem depender do Governo e da Câmara Municipal.

Por isso, asseverou que durante o ano de 2021 a Ribeira Brava e a Ilha de São Nicolau irão receber atividades de diversa ordem, mas sobretudo, de empreendedorismo, de formação, além de culturais e desportivas. “Nós pretendemos valorizar aquilo que São Nicolau e Ribeira Brava têm de melhor”, enfatizou Monteiro.

E como exemplo concreto dentro das atividades da CCCJ “iremos promover o ‘Carnaval em Miniatura’, ou seja, uma pequena demonstração do carnaval, estando presentes os players internacionais tornando-se muito interessante valorizar esse produto cultural que a Ribeira Brava tem”, e partir daí, contribuir para abrir portas lá fora para outras demonstrações que poderão haver.

No que concerne às atividades, Carlos Monteiro indicou que serão de diversa natureza e deverão culminar com a realização da 2ª edição do Fórum Nacional da Juventude, cujo momento fará da Ribeira Brava um centro de intercâmbio juvenil, entre os jovens cabo-verdianos, bem como, entre os jovens e os players internacionais.

“Acreditamos que a partir daí as portas estarão abertas e as vias estabelecidas para que os jovens de São Nicolau estejam conectados com as oportunidades que existem em Cabo Verde e no mundo, e doravante poderem andar com as suas próprias pernas”, concluiu. 

Para o Presidente da CMRB, José Martins, este é um momento ímpar, tendo em conta que trará mais oportunidades para o município, sobretudo, para os jovens, que ao longo dos anos tiveram pouca atenção e oportunidades.

“Acredito que será um momento de engajamento com a CMRB e o Instituto do Desporto e da Juventude naquilo que são os seus objetivos e as suas prioridades, para que possam ser jovens nacionais e globais”, frisou.

Por sua vez, a representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA em Cabo Verde, Adelaide Ribeiro, disse que a organização é parceira neste evento tendo em conta que almejam promover a Juventude e o seu engajamento, através da iniciativa CCCJ.

“Começamos há dois anos com o Mindelo, depois Tarrafal de Santiago e agora Ribeira Brava. A iniciativa é precisamente projetar essas cidades e conectar os jovens às oportunidades que existem em Cabo Verde, na nossa sub-região e a nível global”, explica Ribeiro.

Por isso, espera que os jovens de São Nicolau, sobretudo, os de Ribeira Brava aproveitem esta oportunidade que lhes são oferecidos através desta iniciativa e ponham em prática todos os seus sonhos, estando conectados com os jovens cabo-verdianos e o mundo.

Recorda-se que a “Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude” é uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, sob a coordenação do IDJ em parceria com o Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, e pretende promover a cultura da paz, da tolerância e da cidadania ativa, através do fomento do intercâmbio e da mobilidade juvenil, do conhecimento cultural e da criação de espaços seguros para debates entre os jovens e destes com as diversas instituições da sociedade civil.

Apresentação do projeto Cabo Verde Trail Series – 17 de fevereiro de 2021

Título: A apresentação do projeto “Cabo Verde Trail Series” é extremamente importante para o desenvolvimento do desporto nacional

O Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Frederic Mbassa, considerou hoje, na cidade da Praia, durante a cerimónia de apresentação, que o Projeto “Cabo Verde Trail Series” é extremamente importante para o desenvolvimento do desporto nacional. 

“O Governo sempre disse que quer um desporto que tenha condições para evoluir e desenvolver, mas também um desporto como um produto que possa ser comercializado e que sirva como um aliado ao grande setor que é o turismo, isto é, o desporto como um fator de promoção do destino turístico Cabo Verde”, frisou o Mbassa. 

Neste sentido, conforme explicou o mesmo, o Ministério do Desporto, através do IDJ, juntamente com a empresa promotora do CVTS e um forte engajamento das Câmaras Municipais e da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, aliou-se a este grande projeto desportivo, desde 2019, ao Cabo Verde Traingle Trail, e com isso quer dar uma outra dimensão ao evento de trail ruming, que envolve o turismo, economia, cultura, natureza, crianças, Juventude, em várias ilhas do país, criando uma mais valia e riqueza para o desporto e para as comunidades em si. 

De realçar que o circuito de Trail Running é um produto do turismo desportivo, que ajuda a impulsionar e a promover um destino turístico desconhecido. E é, hoje, um desporto cada vez mais conhecido e procurado, pela elite, conseguindo ser, no entanto, um desporto que engloba atletas de todas as nacionalidades, masculino e feminino. 

O CVTS é uma aposta fortíssima do Governo e do IDJ de promoção do Desporto desenvolvido, inclusivo e sustentável, mas também de promoção da marca e do destino Cabo Verde.

 

YouthConnekt, 27 de novembro 

Tiítulo: YouthConnekt Cabo Verde: Governo firma compromisso com Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA para alargar financiamentos

O Governo de Cabo Verde assinou nesta sexta-feira, 27de novembro, com o Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, o Documento Estratégico de Implementação do Programa “YouthConnekt Cabo Verde” com o objectivo de assegurar o financiamento e a assistência técnica, nos próximos três anos, de projectos estruturantes para a juventude, com impacto directo na vida dos jovens Cabo-verdianos.

O documento foi assinado, em representação do Governo, pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado, Carlos Do Canto Monteiro, que na ocasião considerou o momento marcante para a formalização daquilo que acredita profundamente ser o caminho que irá contribuir para o empoderamento da juventude cabo-verdiana, “que é a verdadeira integração dos jovens cabo-verdianos no mercado africano e naquilo que são as oportunidades para os jovens no continente africano”.

Para Carlos Monteiro, o programa YouthConnekt Cabo Verde visa dar vazão ao desafio das disparidades de oportunidades que existem entre os jovens dentro das ilhas de Cabo Verde onde temos concelhos periféricos, por exemplo a um da Cidade da Praia e a outro em São Lourenço dos Órgãos. 

“Vamos com certeza encurtar essa distância que existe entre os jovens dos concelhos periféricos com as reais oportunidades que precisam para se empoderar na vida”, realçou.

Prevê-se a “angariação” de vários valores ao longo dos três anos em que deverá ser implementando o documento, conforme salientou o Secretário de Estado, explicando que para cada objetivo deverá ser mobilizado um valor. 

Dos vários componentes que o Programa é constituído, o reforço institucional surge como o primeiro que irá trabalhar para mudança de mentalidade das instituições pública e privada em relação aos desafios da juventude. 

Outros componentes têm a ver com as tecnologias de informação e comunicação, onde o Governo pretende criar uma plataforma que possa conectar jovens cabo-verdianos entre si e com os jovens cabo-verdianos que estão na diáspora, bem como com os jovens em África e com as oportunidades em África, no âmbito do empreendedorismo, da saúde reprodutiva, da cultura e indústria transformadoras.

Jovens e cidadania ativa; indústrias criativas, transformadoras e inclusivas, equidade, igualdade de género, saúde e bem-estar e eco-jovens, que visa criar uma rede de parques de campismo para permitir um intercâmbio juvenil, são outros componentes deste programa.

“Os recursos para a materialização desses componentes são mobilizados através do PNUD em África”, explicou Monteiro, para quem, sabemos qual é o caminho, por isso “é necessário estarem atentos a cada janela de oportunidade que surge em África”.

De referir que o Programa YouthConnekt existe em 22 países da África, incluindo Cabo Verde, sendo que neste arquipélago é liderado pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) com o financiamento do Escritório Conjunto (PNUD, UNICEF, UNFPA) das Nações Unidas em Cabo Verde, que pretende impulsionar a inovação, inspirar e envolver a juventude Cabo-verdiana no processo de desenvolvimento do país. 

Este programa que surgiu em Ruanda, em 2012, visa efetivar a conexão dos jovens às oportunidades existentes no empreendedorismo, na cultura, no desporto, nas questões de igualdade de género, na participação cívica e política, entre outros sectores.

https://idj.cv/wp-content/uploads/2021/01/logo-branco-512.png

Conectar o Desporto e a Juventude às Oportunidades

Fique em contacto
+238 3336126
info.idj@gov.cv
Cidade da Praia, Cabo Verde

©2021 Instituto do Desporto e da Juventude. Todos os direitos reservados.