Iniciou hoje, 25 de abril, na cidade da Praia, a edição universitária do “Projeto FUTURA”, destinado a 31 jovens universitários deste município. A iniciativa visa capacitar, potencializar e transformar jovens em líderes, capazes de resolver questões pessoais, sociais e profissionais.
A administradora para Juventude do Instituto do Desporto e da Juventude, Ivanilda Reis, considerou que o Projeto dá ferramentas que muitas vezes os jovens têm acesso e outras vezes não. Por isso, realçou que “é participando e construindo juntos, que nós vamos enriquecendo o nosso portfólio, a nossa carteira de experiência e os nossos skills, visto que não basta apenas ter o diploma, mas também o que nós vamos agregar a este diploma, e o que vai nos ajudar a crescer e dar ferramentas para chegarmos com algo a mais para o mercado de trabalho”.
Por seu turno, o responsável do projeto, Néstor Andrade, informou que o foco principal é dar aos jovens uma base de conhecimento técnico para depois desenvolverem as suas práticas. “Nós queremos fazer esse casamento da teoria e prática, para ajudar os jovens a desenvolverem as suas ideias, implementação dos projetos, procura de trabalho e resolver questões sociais e profissionais”, frisou.
Esta formação organizada pela ONG Raboita com a parceria do Instituto do Desporto e da Juventude, decorrerá até o dia 18 de Maio e debruçará sobre as Técnicas de Comunicação, Liderança, Gestão de Prioridades, Gestão de Emoção, Arte de Negociar, Curriculum Vitae, Educação Financeira e Elaboração de Projetos, entre outros.
Os workshops serão ministrados pelos formadores Katia Marques, Guevara Cruz, Dirce Varela, Nuno Melicio, Eurídice Mascarenhas, Júlia Ferreira, Dúnia Tavares e Maria Martins, Durante a formação.