“Porto Novo, enquanto Capital Cabo-verdiana da Juventude 2023, será aquilo que os jovens quiserem que ela seja” – Carlos do Canto Monteiro

Janeiro 30, 2023

O Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, salientou, que “O sucesso de Porto Novo, enquanto Cidade Cabo-Verdiana da Juventude 2023, não depende do trabalho do ministro/governo, nem do presidente da Câmara municipal e dos vereadores, mas sim daquilo que os jovens portonovenses, as lideranças juvenis e as organizações da sociedade civil construírem durante o ano. Por isso, o governante apelou ao envolvimento de todos os jovens de Porto Novo e da Ilha de Santo Antão na apresentação de projetos e na liderança desta iniciativa.

Carlos do Canto Monteiro discursava na cerimónia oficial de apresentação do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, como Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude (CCCJ) 2023, que decorreu este sábado, 28 de Janeiro, na aldeia cultural Nôs Reíz.

 

“A Cidade Cabo-Verdiana da Juventude tem um intuito forte de fazer com que os jovens foquem naquilo que nos une, enquanto Cabo-verdianos, naquilo que cada um pode fazer por si e para melhorar o país. Pois, a iniciativa serve, também, para que os jovens percebam, de forma mais profunda, qual é a logica de funcionamento do país e das instituições, podendo assim tirar maior proveito de cada uma delas”, enfatizou o Ministro.

 

Ainda, conforme explicou o Monteiro, a iniciativa tem, também, o intuito de fazer com que os jovens cabo-verdianos conheçam Porto Novo e, se for apresentado projetos, os jovens de Porto Novo conheçam outros municípios e, com isso, reforçar a unidade e passar a perceber muito melhor o nosso país e o que precisamos fazer para participarmos ativamente no desenvolvimento de Cabo Verde.

 

Na sua mensagem de boas vindas, enquanto anfitriã da iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal, Aníbal Fonseca, disse que acolher a Capital Cabo-verdiana da Juventude 2023 é sinal de reconhecimento da dinâmica juvenil que o município tem conhecido, nos últimos tempos, destacando as várias áreas de atuação da Juventude deste concelho.

 

“Ao longo deste ano, teremos a oportunidade de demonstrar, em todo o concelho e em toda a ilha de Santo Antão, iniciativas diversas nos vários setores. Para isso, contamos com a energia positiva, com a criatividade e com o saber fazer e a vontade de todos os jovens, para construirmos uma edição memorável, para todo o país. É mais um desafio que nos é colocado, e trabalharemos afincadamente para correspondermos as expectativas de forma inclusiva, sem deixar ninguém para trás”, frisou Fonseca.

 

Por seu turno, a representante do Chefe do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, Adelaide Ribeiro, reiterou o compromisso de continuar a apoiar o programa YouthConnekt Cabo Verde, que é implementado pelo Instituto do Desporto e da Juventude.

 

“A CCCJ é uma excelente iniciativa para aumentar o engajamento e a participação dos jovens na criação de soluções locais inovadoras e que podem levar a mudanças transformadora para as agendas globais e nacionais, com forte comprometimento do poder local, na perspetiva de não deixar nenhum jovem para trás”, reforçou Ribeiro.

O evento contou ainda, com a apresentação de testemunhos de jovens de Santo Antão e, momentos de animação cultural que esteve sob a responsabilidade dos grupos “Kola San Jon”, maravilha tropical e Young Talent.

 

A iniciativa visa, igualmente, projetar, a nível nacional e internacional, cidades que se distingam pela criação de espaços seguros para a juventude cabo-verdiana e apresentação de projetos direcionados à juventude, indo de encontro às melhores práticas internacionais, além de estimular outras instituições a desenvolverem projetos que possam beneficiar os jovens.

https://idj.cv/wp-content/uploads/2021/01/logo-branco-512.png

Conectar o Desporto e a Juventude às Oportunidades

Fique em contacto
+238 3336126
info.idj@gov.cv
Cidade da Praia, Cabo Verde

©2021 Instituto do Desporto e da Juventude. Todos os direitos reservados.