Oficialmente apresentado a II edição das Olimpíadas d Desporto Escolar – Sal 2024

Março 12, 2024
A ilha do Sal vai ser palco da II edição das Olimpíadas do Desporto Escolar (ODE) – Sal’2024, a realizar-se de 22 a 28 de março, nos recintos desportivos de Espargos e Santa Maria.
O evento de apresentação pública dos jogos foi presidido, esta tarde, pelo Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, para quem o desporto escolar pode ser, sobretudo em Cabo Verde, a base que irá alimentar, no futuro, os nossos clubes e seleções.
“Ou seja, depois irá alimentar o outro eixo de desenvolvimento do desporto, que é da qualidade, de elite, do desporto federação federado, das seleções e atingir o nível internacional”, explicou o governante.
Ainda conforme Monteiro, o futuro da sustentabilidade do sucesso das seleções nacionais, passará pelos jovens que irão participar das competições do desporto escolar, sendo certo que, muitos chegarão à elite, assim como outros deixarão de competir.
Estima-se a participação de 588 alunos/atletas de todas das ilhas, na faixa etária até aos 16 anos, 108 professores/treinadores, 34 árbitros, dez chefes de missão e dez chefes de delegações escolar, totalizando 751 participantes.
Durante sete dias, os atletas vão competir nas modalidades de atletismo, desporto adaptado, futsal, andebol e basket 3×3 (feminino e masculino), além de participar em visitas de estudos, intercâmbio cultural, palestras sobre ética no desporto, para incentivar o fair play e as boas práticas no desporto.
Para o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, que também esteve presente no ato, trata-se de um evento de grande importância para intercâmbio juvenil e desportivo.
“A ilha do Sal durante alguns dias vai ser o centro das atenções em matéria do desporto escolar e vai proporcionar o intercâmbio entre jovens. Nós queremos que os jovens de Cabo Verde conheçam as ilhas, com uma grande forma de aprendizagem e com conhecimento de Cabo Verde”, ressalvou Lopes.
As Olimpíadas do Desporto Escolar é uma iniciativa do Governo, fruto da parceria entre a Direção Nacional de Educação (DNE) e o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ, I.P.) e que conta com apoio das comunidades educativas e desportivas, pais e encarregados de educação, instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.
Esta iniciativa visa aumentar a participação dos alunos em atividades desportivas nas instituições de ensino, públicas e privadas, de todos os concelhos do país.

Após o ato de apresentação da segunda edição das Olimpíadas do Desporto Escolar – Sal’2024, foi realizada o sorteio dos grupos das modalidades coletivas que estarão em competição nos jogos.

https://idj.cv/wp-content/uploads/2021/01/logo-branco-512.png

Conectar o Desporto e a Juventude às Oportunidades

Fique em contacto
+238 3336126
info.idj@gov.cv
Cidade da Praia, Cabo Verde

©2021 Instituto do Desporto e da Juventude. Todos os direitos reservados.