No âmbito da iniciativa Youthconnekt-CV, o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), em parceria com o Escritório Conjunto e o Instituto Nacional de Saúde Pública, lança a Campanha “Cabo Verde Covid Zero”, uma ação nacional, nos municípios de Sal, Santa Cruz e Praia.
A campanha que tem como slogan “Um por todos, todos pelo Zero”, visa investir na capacitação dos jovens enquanto promotores de mudança e dotá-los de ferramentas inovadoras adaptadas ao contexto da Pandemia do COVID 19, na lógica de promoção da ação local para causar impacto nacional.
Pretende-se, igualmente, com o lançamento deste projeto uma intervenção conjunta a nível nacional, com as componentes de informação, formação e sensibilização, bem como instalação de lavatórios comunitários nos bairros piloto do projeto, enquanto medida complementar às ações de sensibilização.
Nesta primeira fase, a iniciativa será realizada nos municípios do Sal, de Santa Cruz e da Praia, devido ao elevado número de casos registados nestes concelhos, e tem como público-alvo jovens e dirigentes associativos e associados.
Jovens líderes inspirados e comprometidos com a Campanha “Cabo Verde Covid Zero”; comunidades engajadas e comprometidas em seguir as recomendações das autoridades Sanitárias, e promovendo valores como o respeito pela vida, a solidariedade, a autodisciplina e os direitos humanos, e Jovens com maior comprometimento, engajamento e participação nas questões de cidadania, bem-estar social e direitos humanos, são alguns dos resultados esperados desta campanha.
De realçar que a pandemia do COVID-19 veio expor a necessidade de se desenvolverem ações conjuntas e integradas para a sua contenção e minimização dos seus efeitos, sendo importante e necessário o envolvimento da juventude. Há que aproveitar o ativo dos jovens enquanto agentes de mudança, promotores e criadores de soluções inovadoras, com hábil recurso às novas tecnologias e envolvê-los na identificação de medidas e respostas socioeconómicas, a nível local e nacional.
É neste sentido que os jovens são chamados a dar o seu contributo na luta contra o COVID-19, através de ações de informação e sensibilização dos seus pares e da comunidade em geral, com a criação da Campanha “Cabo Verde Covid Zero”.
Legenda Evento/ nota de imprensa
“Cabo Verde Covid Zero”
O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), em parceria com o Escritório Conjunto da ONU em Cabo Verde (PNUD, UNICEF, UNFPA) e em estreita articulação com o Instituto Nacional de Saúde Pública, lança, no próximo dia 25 de setembro, a Campanha “Cabo Verde Covid Zero”, uma ação nacional no âmbito da iniciativa Youthconnekt-CV.
A campanha, que tem como slogan “Um por todos, todos pelo Zero”, visa investir na capacitação dos jovens enquanto promotores de mudança e dotá-los de ferramentas inovadoras adaptadas ao contexto da Pandemia do COVID 19, na lógica de promoção da ação local para causar impacto nacional.
Pretende-se, igualmente, uma intervenção conjunta a nível nacional, com as componentes de informação, formação e sensibilização, bem como instalação de lavatórios nas comunidades,comunitários, enquanto medida complementar às ações de sensibilização.
NumaNesta primeira fase, a iniciativa será realizada nos municípios do Sal, Santa Cruz e Praia, devido ao elevado número de casos registados nestes municípios.
De realçar que a pandemia do COVID-19 veio expor a necessidade de se desenvolverem ações conjuntas e integradas para a sua contenção e minimização dos seus efeitos, sendo importante e necessário o envolvimento da juventude.
É neste sentido que os jovens são chamados a dar o seu contributo na luta contra o COVID-19, através de ações de informação e sensibilização dos seus pares, e da comunidade em geral, através da Campanha “Cabo Verde Covid Zero”.
Legenda Formação
No âmbito do lançamento da Campanha “Cabo Verde Covid Zero”, o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ, I.P) e o Escritório Conjunto (PNUD, UNICEF, UNFPA) das Nações Unidas em Cabo Verde, em estreita colaboração com o Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), promove ação de formação para os jovens voluntários das associações juvenis e comunitárias dos municípios de Sal, Santa Cruz e Praia.
Esta ação de capacitação visa prestar informação, de maneira informal e participativa, sobreparticipativa sobre o papel do voluntário na sensibilização comunitária, a comunicação de riscos e o envolvimento comunitário.
A formação será no formato online, com recurso à inovação tecnológica digital, em que a plataforma do Youthconnekt-cv será otimizada para a interação dos jovens com os formadores e entidades.
As ações, que contam com cerca de 150 voluntários, decorrem de 22 a 23 de setembro, e serão ministradas pelos especialistas da OMS em Cabo Verde, do INSP e do PNUD.
Nesta iniciativa, os jovens têm um papel fundamental, pois o objetivo central é investir na capacitação deles enquanto promotores de mudança e dotá-los de ferramentas inovadoras adaptadas ao contexto da pandemia do COVID 19, na lógica da ação local que tenha impacto na campanha nacional do COVID ZERO;
Há que aproveitar o ativo dos jovens enquanto agentes de mudança, promotores e criadores de soluções inovadoras, com hábil recurso às novas tecnologias e envolvê-los na identificação de medidas e respostas socioeconómicas, a nível local e nacional.