Os responsáveis do poder central e municipal, dos setores do Desporto e da Juventude do país, estiveram reunidos, durante (2) dois dias, na Ilha da Boa Vista, para debater e alinhar a visão estratégica do Governo e das Câmaras Municipais para o desenvolvimento dos dois setores.
Conforme explica o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Frederic Mbassa, os desafios do setor do desporto no nosso país são os mesmos, pelo que é preciso pensar e refletir sobre os passos que devem ser dados para introduzir o desporto no contexto do desenvolvimento económico de Cabo Verde.
“Esses desafios estão alinhados com o programa Governo, que é transformar Cabo Verde numa plataforma especializada de eventos desportivos internacionais, uma visão que requer investimentos na melhoria das infraestruturas desportivas e recursos humanos capacitados para o efeito”, acrescentou.
Para o vereador da Câmara Municipal da Boa Vista, Abel Ramos, esse encontro serviu para estabelecer parcerias entre Câmaras Municipais e poder central e traçar um plano estratégico comum para o desporto e juventude. “Todos queremos o melhor desporto e melhores oportunidades para os nossos jovens”, frisou.
O dirigente aproveitou a ocasião para parabenizar o IDJ pela iniciativa de realizar o IV Encontro Nacional de Vereadores de Desporto e Juventude na ilha da Boa Vista.
Foram 2 dias de muito trabalho, mas, sobretudo, de partilha e troca de experiências entre os responsáveis municipais e nacionais do desporto e juventude, especialmente, no contexto das boas práticas.
Recorda-se que o encontro nacional de vereadores do Desporto e da Juventude, instituído pelo Governo, desde 2017, visa estabelecer uma comunhão e entendimento entre o poder central o poder local.