O “Fórum Nacional da Juventude”, ocorrido no ano passado, no Município da Ribeira Brava de São Nicolau, deixou como recomendação a realização do Fórum Regional da Juventude.
Nesta perspectiva, será realizado, este ano, o “Fórum Regional da Juventude” em 4 regiões do país, nomeadamente Santo Antão, Santiago, Sal e Fogo.
Em conferência de imprensa, realizada na manhã de hoje, Ivanilda Reis, Administradora para área da Juventude do Instituto do Desporto e da Juventude, apresentou a iniciativa e deu detalhes sobre a realização do evento.
De acordo com a administradora, a iniciativa tem como objetivo principal preparar os jovens dos diferentes municípios para a participação no Fórum Nacional da Juventude e construir um debate acerca dos desafios da juventude, a nível local, para num segundo momento trabalhar estas questões a nível nacional.
O Fórum busca, também, possibilitar a criação de um espaço seguro de diálogo, entre os jovens e os decisores, onde os jovens possam questionar e dar os seus inputs, enquanto protagonistas da nossa sociedade.
O Fórum Regional da Juventude está destinado:
- Aos adolescentes e jovens, dos 15 aos 35 anos, de ambos os sexos e de todas as ilhas do país e da diáspora;
Com trabalho relevante nas suas áreas de atuação; - Que conseguem comprovar nas suas candidaturas, a sua participação cívica quer no voluntariado, no associativismo juvenil, participação política ou empreendedorismo.
As inscrições para os fóruns regionais serão disponibilizadas nas plataformas online do IDJ, nomeadamente:
Site do IDJ – idj.cv e os links estarão disponíveis na página do facebook do IDJ, Youth Connekt, das Câmaras Municipais e do Escritório conjunto PNUD, UNICEF, e UNFPA.
Importa frisar ainda que esta iniciativa está enquadrada no programa YouthConnekt Cabo Verde, executada pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ, I.P.), com a parceria técnica e financeira dos escritórios conjuntos das Nações Unidas (PNUD, UNICEF e UNFPA) e com forte engajamento das Câmaras Municipais, bem como das entidades público-privadas e da sociedade civil.
Os jovens de todo o país e da diáspora estão convidados a participarem de todos os Fóruns.