Arranca, no próximo dia 21 de Fevereiro, o primeiro Recenseamento Geral do Desporto, em todo o território nacional, junto dos agregados familiares, organizações, instituições e infraestruturas desportivas do país.
Recorda-se que o Censo do Desporto é uma iniciativa do Instituto do Desporto e da Juventude, em parceria com o Instituto Nacional de Estatísticas, financiada pelo Banco Mundial, e consiste no levantamento e registo de um conjunto de dados e indicadores estatísticos sobre o desporto nacional, que vai permitir o conhecimento da situação desportiva do país, bem como dos diversos fatores de desenvolvimento do setor.
O levantamento de dados será feito em duas vertentes: a primeira refere-se a recolha de dados junto às famílias através de um inquérito sobre uma amostra de 6.740 agregados familiares, em que serão recolhidos dados referentes à prática desportiva, a procura do desporto, perfil dos praticantes de desporto, entre outros.
A segunda vertente refere-se à recolha de dados administrativos junto das organizações desportivas (federações, associações, clubes e escolas de iniciação) e instituições consideradas, por lei, como um subsistema do desporto (Ministério da Educação, Ministério da Defesa Nacional, Ministério do Turismo e as Câmaras Municipais).
Este censo fornecerá um manancial de informações e indicadores referentes aos diversos aspetos como os hábitos desportivos dos indivíduos, a demanda e o consumo do desporto, infraestruturas desportivas existentes no país, organizações desportivas formalmente constituídas, agentes desportivos, entre muitos outros, permitindo melhor informar, compreender, formular, seguir e avaliar políticas e programas sobre o desporto, com base em informações credíveis.
A recolha de dados decorrerá até 22 de março e contará com 78 agentes, entre inquiridores e supervisores, devidamente credenciados.