Governo cria Programa “Bolsa Atleta” para dar maior oportunidade aos atletas de elite

Março 13, 2023

O Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude, fez, na manhã de hoje, 10 de Março, a apresentação pública do Programa “Bolsa Atleta”, uma iniciativa que visa nivelar as oportunidades de acesso aos jovens atletas.

 

O Ministro Adjunto do PM para Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, que presidiu a cerimónia de lançamento, disse que o programa vem cumprir o objectivo do Governo de nivelar o acesso às oportunidades para combater o “flagelo” de ver atletas que não conseguem desenvolver os seus talentos devido à falta de recursos financeiros para o treino.

“Criamos este programa porque é preciso nivelar o acesso às oportunidades de treino com qualidade para os nossos atletas no desporto em Cabo Verde e em todo o mundo. E é isso que nós queremos combater, a falta de acessibilidade aos treinos de qualidade dos atletas”, asseverou o Monteiro.

Outro objetivo do programa destacado pelo Ministro, é a promoção da igualdade de género no desporto, que, segundo os dados do Censo do Desporto, 11 por cento (%) dos rapazes e apenas quatro (%) das meninas chegam às modalidades federadas. “Por isso, todos os nossos programas vão ser trabalhados para ajudar a melhorar essa lacuna que temos em termos do género e do sucesso das meninas chegarem ao desporto federado ou de elite”, explicou.

Por seu turno, o diretor do Desporto do IDJ, José Eduardo dos Santos, que fez a apresentação da iniciativa, esclareceu que para este ano o Governo disponibilizou o valor de cinco mil contos, com a ideia do programa ser “alimentado” a cada ano, de modo a alargar o leque de bolsas disponibilizadas.

De entre os requisitos para os potenciais bolseiros, o dirigente elucidou que, apesar do programa ser dirigido aos atletas olímpicos e paralímpicos, a intenção é alargá-lo a outros atletas, “mesmo que não estejam nas disciplinas olímpicos/ paralímpicas”, que estiverem nos rankings dos melhores do mundo.

“A bolsa é para os atletas que estão a competir ao mais alto nível e para os jovens com potencial para chegarem ao mais alto nível, e que estejam dentro do sistema de ensino”, precisou Santos.

Ainda conforme esclarece o diretor, a bolsa é fixa em termos do montante estabelecido dependendo, “nunca da modalidade desportiva” , da condição do atleta, do desempenho desportivo, da escolaridade e da situação socioeconómica.

Importa frisar que o objectivo deste programa é apoiar financeiramente atletas promissores ou de alto rendimento, levando em conta as suas necessidades específicas para a preparação e participação em competições internacionais. Esse apoio vai ser feito através de uma prestação monetária mensal fixa, para cobrir despesas como propinas escolares, aquisição de material escolar, inscrições em competições, estadias, alimentação e transportes para eventos desportivos, aquisição de material desportivo, seguro de acidentes durante a prática desportiva e apoio técnico desportivo especializado.

O concurso será sempre lançado por um período de trinta dias. E o primeiro edital será lançado já na segunda-feira, 13 de março, e, durante esses trinta dias, os atletas que estiverem nas condições impostas pelo regulamento da bolsa poderão apresentar a sua candidatura, através do site do IDJ ou da plataforma Eureka.

De realçar que a apresentação desse programa especialmente numa escola secundária, advém na linha do objetivo do Governo de transformar o desporto escolar em viveiro de talentos para alimentar os clubes e as seleções nacionais.

https://idj.cv/wp-content/uploads/2021/01/logo-branco-512.png

Conectar o Desporto e a Juventude às Oportunidades

Fique em contacto
+238 3336126
info.idj@gov.cv
Cidade da Praia, Cabo Verde

©2021 Instituto do Desporto e da Juventude. Todos os direitos reservados.