Fórum “𝐔𝐦 𝐌𝐨𝐝𝐞𝐥𝐨 𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞”

Maio 5, 2023

É momento para se debruçar e colocar tudo sobre a mesa e tratar dos desafios estruturantes do Desporto em Cabo Verde” – Carlos do Canto Monteiro

Os Players do Desporto Nacional e os especialistas reuniram-se, na tarde de ontem, 04 de Maio, para refletir sobre a perspetiva de um novo modelo desportivo, sustentável para as federações e o país, um modelo adaptável à nova realidade cabo-verdiana, num fórum promovido pelo Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude.

De acordo com o titular da pasta do Desporto, Carlos do Canto Monteiro, que presidiu o evento, “este fórum surge na sequência de uma primeira reunião preparatória com o Comités Olímpico e Paralímpico Cabo-verdiano, asseverando que “após uma trajetória desafiante e com sucesso, é chegado o momento de perceber que modelo desportivo precisa o país”.

“Tendo em conta os recursos de que dispõe o país, há que analisar e refletir com calma, sem dogmas e perceber qual o modelo de governança que vai servir Cabo Verde daqui para o futuro no desporto”, frisou.

Por isso, durante o fórum foram apreciados e debatidos os vários modelos, referenciados como os melhores exemplos no mundo, para que os “players nacionais” definam um novo modelo do desporto cabo-verdiano, que seja sustentável e mais adequado à realidade do país.

Nesta linha, o governante afiançou que os modelos analisados em que pressupõem a fusão do Comité Olímpico com o Paralímpico, visando uma única macroestrutura, poderão antever como outras instituições conseguirão fundir-se numa organização futura.

“É preciso fazer estudo para perceber, um modelo que exigirá, necessariamente, a fusão de algumas instituições, como se vai fundir cada instituição. Temos federações que vivem realidades diferentes, como por exemplo, a realidade da federação de futebol não é a mesma do karaté, e a realidade do basquetebol não é a mesma do taekwondo”, explicou.

Ainda conforme esclareceu Monteiro, a partir deste fórum vai ser analisado um novo modelo de governança desportivo e novos mecanismos de financiamento, alertando, desde logo, que se torna necessário perceber que todos os modelos podem ser bons, mas que têm um prazo de vida, pelo que é preciso perceber a melhorar forma de ultrapassar os possíveis desafios.

Quanto à forma como decorreu o fórum denominado “Um modelo desportivo para Cabo Verde”, este terá sido um momento alto de debate de ideias e muito diálogo e entre os decisores do desporto nacional, tendo como oradores os “experts” Jorge Vilela Carvalho, com o tema “os modelos internacionais de inclusão fusão e de macroestruturas desportivas não governamentais”, Avelino Bonifácio com “A perspetiva olímpica de Cabo Verde” e Rodrigo Bejarano com “A perspetiva paralímpica de Cabo Verde”.

Recorda-se que esta iniciativa teve como objetivo reunir especialistas e representantes do sector desportivo para refletir sobre o melhor modelo para o Sistema Desportivo Cabo-verdiano e apresentar o melhor caminho de abordar o futuro.

https://idj.cv/wp-content/uploads/2021/01/logo-branco-512.png

Conectar o Desporto e a Juventude às Oportunidades

Fique em contacto
+238 3336126
info.idj@gov.cv
Cidade da Praia, Cabo Verde

©2021 Instituto do Desporto e da Juventude. Todos os direitos reservados.