FNJ 2021: Apresentação do Programa YouthConnekt Cabo Verde a fechar o painel 3 “Conectar os jovens às oportunidades”

Novembro 18, 2021

No segundo dia do Fórum Nacional da Juventude – Ribeira Brava 2021, a administradora para Juventude, do Instituto do Desporto e da Juventude, fez a apresentação do YouthConnekt Cabo Verde, um programa criado para dar aos jovens cabo-verdianos acesso às oportunidades do mundo.

“Com este programa podemos ligar os jovens Cabo-verdianos às várias oportunidades existentes no país, na África e no mundo, com fundações e instituições internacionais, que lidam e que tratam de empoderamento da Juventude no mundo como a fundação Tony Emulenu, que esteve presente no fórum em Mindelo e está conectado com à plataforma do YouthConnekt África”, sublinhou a Administradora.

Nisto, ainda, Ivanilda Reis lembrou que Cabo Verde, em Novembro do ano passado, juntou-se a mais de 20 países africanos na implementação da iniciativa YouthConnekt África, com a assinatura do documento estratégico de implementação do Programa “YouthConnekt Cabo Verde”, entre o Governo e o Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, com o objetivo de assegurar o financiamento e a assistência técnica, nos próximos três anos, de projetos estruturantes para a juventude, com impacto direto na vida dos jovens Cabo-verdianos. Segundo explica, o programa YouthConnekt Cabo Verde visa dar vazão ao desafio de reduzir as disparidades de oportunidades que existem entre os jovens, dentro das ilhas de Cabo Verde, realçando que com a implementação deste programa, o Governo está a encurtar a distância que existe entre os jovens dos concelhos periféricos com as reais oportunidades que precisam para se empoderar na vida.

“É esse o mundo de oportunidades que nós queremos dar aos jovens cabo-verdianos e acreditamos que o programa Youth Connekt Cabo-Verde” é uma via, que foi criada para facilitar a estrada dos jovens para que tenham atitude empreendedora e ousados e estarem conectados com a África e com mundo”, realçou Reis.

O Fórum tem como objetivo reforçar o diálogo através da reflexão e debates entre o Governo e a juventude cabo-verdiana, de forma a contribuir para a participação cívica e política da juventude, no âmbito das Agendas 2030 e 2063. De realçar que este espaço de debate é uma iniciativa do Governo, executada pelo IDJ, em parceria com o Escritório do PNUD, UNICEF e UNFPA e a Câmara Municipal da Ribeira Brava, no âmbito do Programa YouthConnekt Cabo Verde.

https://idj.cv/wp-content/uploads/2021/01/logo-branco-512.png

Conectar o Desporto e a Juventude às Oportunidades

Fique em contacto
+238 3336126
info.idj@gov.cv
Cidade da Praia, Cabo Verde

©2021 Instituto do Desporto e da Juventude. Todos os direitos reservados.