O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, enalteceu hoje, 17 de outubro, a iniciativa de trazer o Centro Olympafrica a Cabo Verde, realçando que “tem todo sentido, por termos uma população jovem e a estrutura terá como função a prospeção de talentos e a promoção da integração social na região onde será situada (Achada Fazenda – Concelho Santa Cruz), e em Cabo Verde, em geral, através do desporto”.
A afirmação do titular da pasta do Desporto foi feita no ato de lançamento da primeira pedra para a construção do Centro Olympafrica, na manha desta terça-feira, no Concelho de Santa Cruz, ilha de Santiago, onde dirigiu palavras de apreço à Camara local pela disponibilização do terreno e ao Comité Olímpico Cabo-verdiano pelo engajamento no processo de projeção da imagem de Cabo Verde, através do desporto.
De referir que o Centro Olympafrica é um projeto da Fundação Internacional Olympafrica que tem como finalidade a disseminação dos valores olímpicos no continente africano. o Município de Santa Cruz foi, de entre três candidaturas apresentadas de outras Camaras Municipais nas áreas rurais, o selecionado pela referida Fundação para a implementação de um Centro Olympafrica.
“Com este Centro, queremos iniciar um processo de relação com a Olympafrica, mas também promovermos o desporto como um fator de integração social e que sirva para formar bons cidadãos, ou seja, aquele que sabe quais são os valores do olimpismo, nomeadamente o da partilha, da honestidade, da vitória, da perda, da solidariedade, etc.”, exortou Elísio Freire.
Mais, para o governante, com este Centro, o Governo quer, igualmente, dar um passo decisivo na afirmação de Cabo Verde na nossa sub-região e no continente Africano.
Assim, o Governo vai comparticipar na sua edificação dando qualidade e dimensão ao Centro Olympafrica numa pista para a modalidade tartan e no arrelvamento do campo de futebol que faz parte do projeto que albergará, igualmente, uma pista de atletismo, uma biblioteca, um centro de estudo, uma placa desportiva e edifícios de apoio.
Os centros Olympafrica usam o desporto para promover a inclusão de jovens e crianças em situação de risco, buscando novas alternativas para vários males sociais como a droga, a delinquência e o desemprego, sendo que todo o trabalho é feito numa rede de centros em toda a África.
A Fundação Internacional Olympafrica tem feito esse tipo de trabalho em vários países da África, usando o desporto como fator de desenvolvimento social, ao criar centros desportivos de inclusão, em áreas rurais.