As federações cabo-verdianas de Boxe, Karaté, Andebol, Ténis, Futebol e Halterofilismo receberam, no passado dia 22 de dezembro, os prémios individuais e coletivos, em virtude dos resultados alcançados nas competições desportivas internacionais, durante o ano de 2019.
Durante uma cerimónia de entrega simbólica de prémios monetários, conquistados pelos atletas cabo-verdianos no país e na diáspora, as seis federações receberam os seus cheques na presença de associações, clubes e alguns atletas nacionais.
Através da resolução nº 106/2018, o Governo de Cabo Verde determinou a atribuição de prémios aos praticantes de desportos individuais e coletivos, em regime de alta competição, bem como às respetivas equipas, face aos resultados obtidos em competições nacionais e internacionais.
Os valores atribuídos a cada federação foram os seguintes:
Federação Cabo-verdiana de Karaté: 3.350.000 escudos;
Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo: 750.000 escudos;
Federação Cabo-verdiana de Boxe 300.000 escudos;
Federação Cabo-verdiana de Andebol: 1.000.000 escudos;
Federação Cabo-verdiana de Futebol: 2.000.000 escudos;
Federação Cabo-verdiana de Ténis: 1.500.000 escudos.
O Estado reconhece, assim, que o desporto em regime de alta competição constitui um importante fator de desenvolvimento desportivo, responsável dignificar e elevar, ao mais alto nível, o nome de Cabo Verde.
E é por este motivo que o Governo, enquanto agente motor do desenvolvimento de um país, deverá sempre mobilizar os seus esforços para promover a melhoria permanente dos resultados destes atletas e reconhecer os seus êxitos, como forma de apoio e estímulo à prática do desporto.