A assinatura do acordo de entrega oficial da doação aconteceu nesta manhã de sexta-feira, 04 de Março, no Estádio Nacional, entre o Governo e a Embaixada da República Popular da China, no âmbito da implementação do projeto de “Apetrechamento de Materiais Desportivos por Especialização”.

Para o titular da pasta do Desporto, Carlos Do Canto Monteiro, que representou o Governo neste ato, “o país acabou de receber a maior doação de “sempre” da história de cooperação entre os dois países”.
Esta doação é parte de um projeto que foi submetido ao Governo Chinês, no âmbito da cooperação entre os dois países, e que se traduz numa priorização por parte do Estado de Cabo Verde do setor do Desporto.

“Para ter uma cooperação desta envergadura, era preciso que os responsáveis políticos assumissem o desporto como uma prioridade, para que, hoje, fosse possível estarmos aqui a celebrar este momento simbólico da entrega desses materiais desportivos ao nosso país,” afirmou o governante.

Ainda, conforme Monteiro, esta doação fará uma grande diferença a nível do sistema desportivo Cabo-verdiano, melhorando as condições da prática do desporto, no geral, abarcando também os jogos escolares e as escolas de iniciação desportiva.
Por sua vez, o Embaixador da China, Du Xiaocong, disse que este projeto é fruto da cooperação entre os dois países, e visa apoiar e reforçar o sector desportivo Cabo-verdiano.
O mesmo realçou que a embaixada continuará a desenvolver o seu trabalho para reforçar os laços de amizade e cooperação entre a China e Cabo Verde.
Este projeto está integrado no âmbito da implementação do Programa do Governo da IX legislatura 2016-2021, com aposta na dinamização do desporto escolar, na criação dos centros especializados de alto rendimento desportivo e na qualificação e capacitação das instituições desportivas.
Uma outra dimensão desta aposta inclui a rentabilização dos estádios nacionais e municipais, a melhoria de aproveitamento dos professores de Educação Física e as atividades de formação, treino e competição.
Os materiais serão geridos pelo Instituto do Desporto e da Juventude e beneficiará todo o país e todo o sistema desportiva nacional.
Importa frisar que a China é um dos maiores parceiros do Governo no desenvolvimento do setor desportivo nacional, e graças à essa cooperação foi edificada o Estádio Nacional, a maior infraestrutura desportiva do país, inaugurada em 2014.