Terminou, neste sábado, 30 de abril, a primeira edição do “𝐎𝐩𝐞𝐧 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐞𝐦 𝐱𝐚𝐝𝐫𝐞𝐳”, em que os xadrezistas cabo-verdianos, Mariano Ortega e Célia Rodriguez, sagraram-se os grandes vencedores.
A competição decorreu de 22 a 30 de abril, na cidade de Mindelo –São Vicente, e teve a participação de 34 xadrezistas, representantes de 10 países (Cabo Verde, Portugal, Angola Roménia, França, Senegal, Sérvia, Espanha, Brasil e Venezuela), sendo 7 mulheres e 27 homens.
O Presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Francisco Carapinha, realçou que o facto do país ser o vencedor da prova mostra a ousadia da organização e dos xadrezistas nacionais. Carapinha avançou, ainda, que o próximo Open Internacional de Xadrez já esta agendado para 2023, e vai se realizar no município da Ribeira Grande, em Santo Antão.
Recorda-se que um dos compromissos do Governo, assumidos no seu programa da IX Legislatura, é trazer para Cabo Verde grandes eventos, colocando o país na rota internacional de eventos desportivos.
Por isso, a realização de mais esta competição internacional demonstra que estamos a trabalhar para permitir que o país seja uma referência em termos de realização de eventos desportivos, e que, juntos, podemos transformar o desporto em um fator de inclusão social e de desenvolvimento do país.
Importa frisar que este torneio internacional, que aconteceu pela primeira vez no nosso país, contou com o forte apoio financeiro do Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude, e da Federação Internacional do Xadrez.
Parabéns à organização pela iniciativa e a todos os participantes desta competição!