Apresentado na cidade da Praia os Resultados do I Recenseamento Geral do Desporto Realizado em CABO VERDE

Dezembro 29, 2023

O Instituto do Desporto e da Juventude e o Instituto Nacional de Estatística apresentaram hoje, 28 de dezembro, na cidade da Praia, os resultados do I Recenseamento Geral do Desporto Realizado em Cabo Verde (IRGD – 2022).

 

O evento foi presidido pelo titular da pasta do Desporto, Carlos do Canto Monteiro, que observou que este Censo vai colocar o Desporto num outro patamar de excelência, não só a nível da sua governança, mas também, da sua prática.

 

“O país deve estar orgulhoso do instrumento apresentado aqui, hoje, pois, certamente, vai nos permitir fazer muito mais pelo desporto e trabalhar, juntos, para efetivamente, dar passos firmes no seu desenvolvimento”, disse o ministro.

 

A apresentação dos resultados foi feita pela equipa técnica do INE, liderada pela Coordenadora do projeto, Aliana Varela.

 

Com o resultado do I Recenseamento Geral do Desporto o país fica a conhecer todas as modalidades praticadas em Cabo Verde, todos os atletas do país, por género e faixa etária, todos os árbitros e juízes e oficiais de mesa do país, em que níveis e onde estão todos os treinadores e monitores, todas as infraestruturas existentes e em que condições e onde estão, todo o fluxo financeiro à volta do desporto, bem como os hábitos desportivos dos indivíduos, a demanda e o consumo do desporto, as organizações desportivas formalmente constituídas, os agentes desportivos, entre muitos outros.

 

Para o presidente do Conselho Diretivo do IDJ, José Eduardo dos Santos, o resultado final deste Censo vai permitir a adoção de medidas específicas para a massificação da prática desportiva e melhorar a elaboração de planos e as estratégias de vários setores no país, assim como permitir tomar melhores decisões e aplicação das políticas públicas.

 

“Hoje, temos dados que nos permitem tomar melhores decisões, não só no setor do Desporto, mas em todo o sistema nacional. Como por exemplo no sistema da saúde, da educação, do turismo (…).  Temos dados que vai permitir várias instituições trabalhar em simultâneo, para melhor a implementação de políticas públicas”, destaca o dirigente.

 

Ainda segundo Santos, o IDJ, desde a sua criação, definiu como prioridade ter informações estatísticas do desporto com dados credíveis que possam dizer, de fato, onde estão as infraestruturas desportivas existentes no país, quantas pessoas estão a praticar o desporto e nas famílias quantas pessoas estão a fazer atividade física, entre outras informações importantes.

 

O ato de apresentação contou, ainda, com as intervenções do Presidente do Conselho Diretivo do INE, João de Pina Cardoso, e do Coordenador da UGEP, Nuno Gomes, na qualidade de financiador do projeto.

 

Recorda-se que o I Censo do Desporto é um projeto do Governo de Cabo Verde, financiado pelo Banco Mundial, através da Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE), no âmbito do Projeto Harmonização e Melhoria de Dados Estatísticos na África Ocidental.

https://idj.cv/wp-content/uploads/2021/01/logo-branco-512.png

Conectar o Desporto e a Juventude às Oportunidades

Fique em contacto
+238 3336126
info.idj@gov.cv
Cidade da Praia, Cabo Verde

©2021 Instituto do Desporto e da Juventude. Todos os direitos reservados.