Realizou-se na manhã de hoje, 11 de fevereiro, a cerimónia oficial de abertura dos Jogos Escolares da região Santiago Sul e do projeto “Olimpíadas do Desporto Escolar 2023”.
O Ministro do Desporto, Carlos do Canto Monteiro, que presidiu o ato de abertura acompanhado do Ministro da Educação, Amadeu, disse que este projeto é uma forma de reforçar o trabalho no sector do Desporto Escolar, dando mais vida e subsistência às escola, para o desenvolvimento do setor desportivo.
“O Governo está a criar todas as condições para que o desporto escolar desenvolva, de modo a possibilitar o surgimento de potenciais talentos, em várias modalidades desportivas, contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade do Desporto Cabo-verdiano”, reforçou o ministro.
Trata-se de um momento importante para a comunidade escolar e desportiva, tendo em conta o retorno efetivo desta iniciativa que representa uma mais valia para a educação física e mental no desenvolvimento e formação dos nossos alunos nas escolas do país.
O projeto “Olimpíadas do Desporto Escolar 2023” surge no âmbito do protocolo assinado entre o Instituto do Desporto e da Juventude e a Direção Nacional da Educação, no passado mês de outubro, com o objetivo de aumentar a participação dos alunos em atividades desportivas nas instituições de ensino, públicas e privadas do país, e promover a mobilização da população estudantil em torno do desporto.
Estiveram também presentes na cerimónia de abertura o Administrador do Instituto do Desporto e da Juventude, Graciano Sena, Diretor do desporto do IDJ, José Eduardo dos Santos e as delegadas do Ministério da Educação da região Santiago Sul.
De realçar que, este projeto abrange cerca de 7.000 (sete mil) crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, matriculados nas escolas do Ensino Básico e Secundário e seus Professores de Educação Física.
Um bem-haja ao desporto escolar!
#IDJ @Ministério da Educação de Cabo Verde
#desportoescolar
#santiagosul
@Governo de Cabo Verde