O Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude, no âmbito do Programa Youth Connekt Cabo Verde e com a parceria técnica e financeira do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, apoiou, financeiramente, quinze (15) projetos e iniciativas de Associações e Grupos Juvenis, dos diferentes municípios do país.
A carência de apoio em determinadas áreas do associativismo juvenil em Cabo Verde, principalmente os que advêm de zonas rurais e periféricas, denunciou a necessidade de garantir o financiamento de projetos, direcionados aos jovens, principalmente os de forte impacto comunitários.
A cerimónia oficial de entrega de financiamento às Associações e Grupos Juvenis abrangidos no ano de 2022 decorreu hoje, 20 de dezembro, na cidade da praia.
O Ministro Adjunto do PM para a área do Desporto e da Juventude, Carlos do Canto Monteiro, reforçou, em seu discurso, que o governo de Cabo Verde comprometeu-se desde de 2017 a melhorar as relações com as associações e grupos juvenis e esta ação passa também pela garantia de acesso ao financiamento de projetos.
“Este é mais um passo dado e que será reforçado no ano de 2023, haja vista todos projetos que ainda aguardam ser beneficiados”, Carlos Monteiro.
Por seu turno, o Chefe do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, Steven Ursino, que se despede da sua missão aqui em Cabo Verde, reconheceu o forte empenho de Governo de Cabo Verde em trabalhar para o bem estar social e desenvolvimento do país, colocando os jovens no centralidade, através do apoio a projetos sociais e felicitou ainda os jovens mentores dos 15 projetos contemplados pelo financiamento.
Um bem haja ao Associativismo Juvenil em Cabo Verde.