𝙂𝙤𝙫𝙚𝙧𝙣𝙤 𝙚𝙣𝙩𝙧𝙚𝙜𝙖 𝙥𝙧𝙚́𝙢𝙞𝙤𝙨 𝙖𝙤𝙨 𝘾𝙖𝙢𝙥𝙚𝙤̃𝙚𝙨 𝙚 𝙫𝙞𝙘𝙚-𝙘𝙖𝙢𝙥𝙚𝙤̃𝙚𝙨 𝙣𝙖𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖𝙞𝙨 – 𝟮𝟬𝟮𝟭/𝟮𝟮

Junho 19, 2023

O Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ, I.P.), procedeu na tarde de ontem, 16 de junho, à entrega oficial de prémios aos atletas e clubes campeões e vice-campeões nacionais da época desportiva 2021/22, das regiões Santiago Norte e Sul.

 

Na sua intervenção, o Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, que presidiu o evento, realçou a importância deste momento para o desenvolvimento do desporto nacional. “Continuaremos a trabalhar para fortalecer e promover o desporto em Cabo Verde, oferecendo mais oportunidades mais oportunidades aos jovens, valorizando a excelência desportiva”, frisou.

 

Ainda conforme o ministro, com este ato o Governo quis não só atribuir o prémio monetário aos atletas e clubes, mas também chamar os vencedores a responsabilidade de desenvolverem os seus projetos para se tornarem mais sustentável e mais abrangente”.

Por seu turno, o Administrador do IDJ, Graciano Sena, disse que este prémio é um incentivo aos atletas que almejam traçar uma vida profissional no desporto.

 

Os atletas e os clubes receberam os seus cheques na presença das associações e federações, como forma de reconhecimento do esforço e dedicação nas competições, mas também o importante contributo do desporto na qualidade de vida, educação, coesão social e desenvolvimento económico.

 

“A atribuição desses prémios é uma forma de reconhecer e incentivar o talento e a dedicação dos nossos atletas, bem como a excelência dos demais profissionais desportivos”, enalteceu Sena.

 

Esta cerimónia simbólica se repetirá em todas as regiões desportivas do país, valorizando os campeões e vice-campeões nas modalidades coletivas e individuais. De frisar que o montante total a ser entregue aos Campeões e Vice-Campeões nacionais da época desportiva 2021/22, em todo o país, é de 23.791.000 ECV.

 

Recorda-se que este evento vem atender à resolução nº 101/2022, de 7 de novembro, que regula a atribuição de prémios desportivos a serem atribuídos aos praticantes de desportos individuais e coletivos, em regime de alta competição, bem com às respetivas equipas técnicas, face a resultados obtidos em competições nacionais e internacionais.

 

O Governo, enquanto agente motor do desenvolvimento de um país, irá continuar a mobilizar os seus esforços para promover a melhoria permanente dos resultados dos atletas e clubes e reconhecer os seus êxitos, como forma de apoio e estímulo à prática do desporto.

https://idj.cv/wp-content/uploads/2021/01/logo-branco-512.png

Conectar o Desporto e a Juventude às Oportunidades

Fique em contacto
+238 3336126
info.idj@gov.cv
Cidade da Praia, Cabo Verde

©2021 Instituto do Desporto e da Juventude. Todos os direitos reservados.