O Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude, em parceria com o Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, realizada o I Fórum Regional da Juventude de 2023, no âmbito do Programa YouthConnekt Cabo Verde, com uma forte presença dos jovens da região norte do país, nos dias 10 e 11 de Julho, na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.
Este Fórum que junta cerca de 150 jovens das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, para hoje e amanha, ouvirem, debaterem, inspirarem-se e pensarem soluções locais está assente sobre o tema “Economia Azul e Industrias Criativas: A Sustentabilidade e a Inovação”, dois setores de enorme potencial para as nossas ilhas, particularmente na região norte do país.
Serão dois dias de discussão e apresentações de temas como: Oportunidades para os Jovens nos setores emergentes da economia azul; A Economia Azul e os ODS; A Inclusão nas Indústrias Criativas, bem como a apresentação de projetos do setor da economia Azul e na industria criativa.
Este primeiro fórum regional de 2023 terá como foco a promoção de um diálogo sobre as potencialidades, oportunidades e desafios do sector da economia azul e da economia criativa nas ilhas do Norte do país. E os temas a serem abordadas estarão a contribuir para os seguintes ODS:
Ø ODS8: Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos;
Ø ODS9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
Ø ODS 13: Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos;
Ø ODS 14: Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
Destinado essencialmente aos jovens da região norte, o evento contará com governantes, altos dirigentes das instituições públicas do Estado, especialistas e renomados palestrantes nacionais, dos quais destacamos o Ministro Adjunto
do Primeiro Ministro para Juventude e Desporto, o Diretor Nacional de Políticas do Mar, os Presidentes do Conselho de Administração da Pro-empresa e IEFP, especialistas das Nações Unidas responsáveis pelas áreas de Juventude e Ambiente, Produtor Musical e fundador da produtora Harmonia, Encenador e ator do grupo Juventude em Marcha, entre outros.
Ainda, no encontro serão realizados vários workshops temáticos sobre as industrias criativas e transformadora (redes sociais e plataformas digitais; Teatro, Carnaval e Pintura criativa), e oficinas sobre a Economia Azul, bem assim o workshop sobre a Igualdade e Equidade de Género, a ser dinamizado pelo ICIEG.
Importa frisar que o Fórum Regional da Juventude é uma recomendação da declaração de Ribeira Brava 2021, que vem reforçar a promoção do diálogo e perceber quais são os desafios dos jovens, na dimensão local. Por isso, anualmente serão realizados em todas as regiões do país.
Este ano, os quatros fóruns regionais, que antecedem o Fórum Nacional da Juventude, serão realizados nas ilhas de São Vicente (com os jovens de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau), Santiago (jovens de Santiago e Maio), Brava (jovens de Fogo e Brava) e Boavista (jovens de Sal e Boa Vista).
Recorda-se que o Fórum da Juventude é uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, que conta com apoio diretor do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, e com forte engajamento das Câmaras Municipais, entidades público-privadas e da sociedade civil.