Resultados do I Censo do Desporto (IRGD-2022)

Janeiro 10, 2024

Sabia que, apenas 32,8% da população cabo-verdiana praticam alguma atividade física ou desporto? E que a caminhada é a preferida dos cabo-verdianos? No que diz respeito ao desporto federado, o futebol, o basquetebol e o andebol são os desportos mais praticados no nosso país.

 

 

Estes dados foram divulgados, ontem, na cidade da Praia, durante a apresentação pública dos resultados do I Recenseamento Geral do Desporto.

 

 

O primeiro Recenseamento Geral do Desporto (RGD – 2023) realizado em Cabo Verde, pelo Instituto do Desporto e da Juventude e Instituto Nacional de Estatística, revelou que 143.507 cabo-verdianos praticam alguma atividade física/desporto, sendo que 63,1% são do sexo masculino e 36,9% são do sexo feminino.

 

 

Os dados apontam que a principal razão para a prática da atividade física e desporto, dos 143.507 cabo-verdianos, com idade igual ou superior a 25 anos, é a melhoria da saúde e melhoria da aparência física. Já as crianças, adolescentes e jovens dos 6 a 24 anos praticam desporto para ocupar os seus tempos livres.

 

 

No desporto federado, os resultados indicaram que a modalidade mais praticada a nível nacional é o futebol, com 75,4%, seguida do basquetebol com 6,5%. A caminhada e o treino do ginásio são as atividades físicas mais praticadas de forma estruturada.

 

 

Os resultados mostram, ainda, que cerca de 37% dos indivíduos têm o hábito de procurar notícias sobre o desporto, sendo que a televisão, internet, redes socais e rádio continuam a ser os principais canais de busca.

 

 

Os dados apontam também, que 18,6% dos inquiridos conhecem, pelo menos, um programa nacional de promoção do desporto e o Programa Nacional de Atividade Física e Saúde – “MexiMexê” destaca-se como o mais conhecido, com 64%.

 

 

Já no que diz respeito às infraestruturas desportivas, os dados revelam que existe em Cabo Verde cerca de 910 infraestruturas e, desse número, 77,9% são espaços públicos e estão perto da população. A maioria das dessas infraestruturas são placas desportivas (212), polidesportivo (182) e campos de terra batida (107).

 

 

O RGD – 2023 indica também, que estão inscritos nas associações 15 mil atletas, nos clubes 13.349 mil e 6.500 estão registadas nas escolas de iniciação.

 

 

Conheça em pormenor todos os resultados do I Recenseamento Geral do Desporto, Financiado pelo Banco Mundial.

 

 

De realçar que RGD foi concretizado em três fases, sendo que a primeira foi a realização do inquérito ao exercício físico ou desporto, a segunda contemplou o censo às infraestruturas desportivas e a terceira, o censo às organizações e instituições desportivas no país, em 2022 e 2023.

 

CENSO DESPORTO -RGD-2022

https://idj.cv/wp-content/uploads/2021/01/logo-branco-512.png

Conectar o Desporto e a Juventude às Oportunidades

Fique em contacto
+238 3336126
info.idj@gov.cv
Cidade da Praia, Cabo Verde

©2021 Instituto do Desporto e da Juventude. Todos os direitos reservados.