O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), representado pelo seu presidente, Frederic Mbassa e as Forças Armadas de Cabo Verde, representado pelo Chefe Estado Maior das Forças Armadas, Anildo Morais, rubricaram, esta quarta-feira, 13 de Abril, em Mindelo, um protocolo de parceria institucional para reforçar a dinamização do Desporto Militar no país.

O presente protocolo visa estabelecer os termos e as condições em que o IDJ e as FACV se comprometem a contribuir para reforçar a dinamização do Desporto Militar, um Subsistema do Desporto Cabo-verdiano, de importância fundamental para o desenvolvimento do Setor Desportivo.

O presidente do IDJ acredita que a assinatura do protocolo é um passo extraordinário para trabalharem junto com as Forças Armadas, não só a prática desportiva em si, mas também a questão das infraestruturas desportivas nas regiões militar.

“Com este protocolo assinado temos mais responsabilidades para procurar e concretizar o que queremos rapidamente. Que o subsistema desporto militar evolua com esta parceria e que tenhamos mais e melhor representação nos jogos mundiais militares, mais e melhor prática a nível do desporto militar e que todo o sistema e os atletas possam evoluir e atingir os nossos objetivos”, reforçou.

Para Anildo Morais, este protocolo de cooperação permitirá as duas instituições ir mais além a nível do desporto militar, porque vai contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional e terá impacto direto a nível da juventude, educação e cidadania.

“Nós nos regozijamos com esta parceria e auguramos um futuro virtuoso para este trabalho conjunto que agora se inicia. Acredito que hoje seja um marco a nível do desporto militar e que, a partir desta se seguirão outras iniciativas valiosas e planos sustentáveis a longo prazo para o desenvolvimento nesta área”, afirmou o major-general.

 

Ainda conforme disse o CENFA, “são necessários mais meios, mais equipamentos desportivos e mais programas de incentivos e o protocolo com o IDJ será o primeiro passo na concretização destes objetivos”.

O objetivo é ter, um dia, em todas as unidades militares, placas desportivas, ginásios cobertos, campos de treinos, treinos em circuito, pistas de obstáculos, entre outras infraestruturas desportivas e com estas condições criadas ver militares competindo nos jogos militares mundiais, nos jogos olímpicos e em outras competições internacionais, nas mais variadas modalidades.

O protocolo foi assinado no encerramento do 1º. Congresso de Educação Física Militar e Desporto nas Forças Armadas, que institui o dia 4 de Setembro como o “Dia do Desporto Militar Cabo-verdiano”.

https://idj.cv/wp-content/uploads/2021/01/logo-branco-512.png

Conectar o Desporto e a Juventude às Oportunidades

Fique em contacto
+238 3336126
info.idj@gov.cv
Cidade da Praia, Cabo Verde

©2021 Instituto do Desporto e da Juventude. Todos os direitos reservados.


Warning: Undefined variable $page_for_header_id in /home/customer/www/idj.cv/public_html/wp-content/themes/ippsum/taxonomy-portfolio_category.php on line 5
NULL